Os 5 Motivos Para Investir Em Energia Solar

Os 5 Motivos Para Investir Em Energia Solar

Ser cauteloso na hora de decidir por um investimento é uma coisa boa, afinal, dinheiro não nasce em árvore e precisamos ter a certeza de que estamos fazendo um bom negócio para não se arrepender depois, ainda mais quando o custo é alto.

Um sistema de energia solar, embora os preços da tecnologia tenham caído mais de 70% nos últimos 10 anos, ainda é um investimento relativamente alto para a maior parte dos brasileiros.

No entanto, os 5 motivos que listo abaixo farão você ter a certeza de que o sistema vale a pena.

1 Economia

O primeiro motivo é óbvio e tenho plena certeza que foi ele que levou a maioria dos mais de 78 mil brasileiros com sistemas a apostarem na energia solar: a economia na conta de luz.

Quando você decide pela tecnologia e vai até uma empresa de energia solar, o time técnico/comercial irá projetar, com base no seu consumo e nas condições climáticas do local, um sistema que consiga produzir toda a energia que você consome no mês em sua casa ou empresa.

Dessa forma, e de acordo com as regras do segmento de geração distribuída, o seu sistema fará com que você deixe de consumir a energia da rede da distribuidora.

É isso mesmo, você pode zerar o seu consumo da rede da distribuidora e, assim, conseguir uma economia de até 95% na sua conta todos os meses.

A sua conta de luz só não virá zerada pois você continua pagando pela taxa de disponibilidade e uso da rede, assim como todos os outros consumidores de energia.

Você já imaginou quanta economia isso soma para você durante todos os 25 anos de vida útil do sistema? (não precisa imaginar, irei lhe apresentar um simulador ao final deste artigo que te mostra na hora a sua economia com a solar)

2 Proteção

Como se essa enorme economia não fosse o suficiente, existe outra grande vantagem econômica que a instalação de energia solar traz para a sua casa ou empresa: a proteção contra a inflação energética.

Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, os preços da energia sobem a índices mais altos que o da própria inflação oficial, o IPCA.

Para você ter uma noção, de acordo com uma pesquisa do instituto Ilumina, a inflação no preço da energia elétrica entre 1995 a 2015 foi 50% maior que a do IPCA no mesmo período.

E, infelizmente para quem não tem energia solar ainda, esse é um problema que irá persistir pelos próximos anos.

A situação crítica dos reservatórios e o acionamento de usinas termelétricas, somada aos erros de gestão de governos passados, geram gastos e dívidas que serão pagos pelos brasileiros através de novos aumentos na conta de luz.

Todavia, para quem tem um sistema instalado, isso não só deixa de ser um problema como se torna até uma vantagem!

Pensa comigo: se você tem um sistema que gera X de energia todo mês, a economia que ele irá te gerar será essa quantidade X de energia vezes o valor da tarifa da distribuidora no mês.

Pois então, conforme o valor da tarifa aumenta, assim também aumenta o valor que você economiza na conta de luz. Excelente, não é mesmo?

3 Valorização

Se você fosse comprar uma casa hoje e o corretor te apresentasse duas opções: uma “normal” e uma que gera a própria energia, qual delas você iria escolher?

Com toda a certeza que seria a segunda opção, não é mesmo?

Essa é a razão pela qual a instalação de um sistema de energia solar residencial valoriza imediatamente uma casa.

E não acredite apenas porque eu estou falando, um estudo foi feito sobre isso!

Conduzido pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, no estado americano da Califórnia, o estudo comprovou que as pessoas estariam dispostas a pagar 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas do que uma sem.

Confira mais sobre esse estudo no artigo completo: Painéis Solares: a economia que agrega valor aos imóveis

4 Sustentabilidade

Esse motivo também é bem óbvio, mas não deixa de ser verdade.

Todos nós sabemos que o sol é uma fonte de energia renovável, aliás, a maior fonte renovável disponível a nós, humanos.

Só para você ter uma ideia, a energia que a nossa estrela irradia em um segundo é muito maior que a quantidade consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra, até os dias de hoje!

E é por todo esse potencial, somada a sua sustentabilidade, que a tecnologia de geração solar fotovoltaica se espalha mais do que qualquer outra hoje no mundo.

A transformação da luz do sol em energia, que acontece no interior das células fotovoltaicas de uma placa solar, é feita de forma 100% limpa, sem emissão de qualquer poluente ou outra impacto ambiental.

Essa sustentabilidade, inclusive, é um dos motivos que levam algumas das mais importantes empresas do mundo hoje a investirem na geração elétrica solar.

Claro, com a questão do aquecimento global e a finitude dos recursos naturais, hoje, mais do que nunca, os consumidores demandam soluções sustentáveis e produtos ecologicamente corretos das empresas.

No Brasil a tendência já está com tudo e várias empresas investem nos painéis solares para se adequar aos anseios dos seus consumidores, como você pode ver no artigo completo: 4 Exemplos de Empresas Sustentáveis De Sucesso no Mundo Para Inspirar e Trazer Mais Retorno Ao Seu Negócio

5 Retorno

Se todos os motivos acima ainda não são o suficiente para você decidir pela energia solar, então este último será: o retorno sobre o investimento.

Afinal, ao contrário de um carro ou até mesmo uma casa, a compra de um sistema de energia solar não é apenas um gasto, mas um investimento.

Mas e se eu te disser que você pode reaver em até 10 vezes o valor investido no seu sistema?

Não é mentira!

Oras, se você, ao instalar o sistema, começa a obter o desconto na conta de luz, então esse é um valor que está retornando para você, certo?

Pois então, você continuará obtendo esse retorno todo mês durante os mais de 25 anos de vida útil do seu sistema, um prazo muito maior do que você precisa para quitá-lo, mesmo que seja um financiamento de 5 anos.

Aliás, quando falamos no tempo de retorno do investimento, a média para sistemas residenciais no Brasil é de 3 anos.

Imagina só, você quita seu sistema em apenas 3 anos e aproveita mais os 22 restantes de energia grátis!

Não existe vantagem maior hoje no mercado, pode pesquisar.

Deixe uma resposta